sábado, 16 de julho de 2016

Socialismo




Tem sua definição baseada no sistema político de igualdade, tendo como principais características: a distribuição de renda igualitária, a extinção da propriedade privada, a economia planificada, entre outros. Com a tomada do poder pelos proletariados (pessoas que recebem salários).

Tem como principal objetivo a quebra de classes, de forma que se todos sejam iguais em renda e não haja mais bens e propriedades maiores para alguns.
Surge no século XVIII, com o intuito de se fazer repensar o até então sistema político: capitalismo. Ganha intensidade após a Revolução Russa onde o socialismo é implantado na Rússia.
Entretanto, após um tempo, viram que como seu sistema político era desprovido perante o mundo passaram por dificuldades e se encontraram frente a um colapso, sendo iniciado pela União Soviética com a abertura econômica e assim o socialismo passa aos poucos a deixar de existir na Europa Ocidental.

Divide-se em dois:

Socialismo Utópico:
Baseado na mudança de pensamento dos proprietários com maior capital, sendo feito por um modelo chamado utópico, sendo criticado por Karl Marx, que defendia que o modelo apresentada uma sociedade mais justa e igualitária, entretanto não havia um aprofundamento para que se colocassem em prática os métodos estabelecidos.

Socialismo Científico:
Baseado na análise crítica e científica sobre o movimento capitalista, diferente do socialismo utópico não se buscava por uma sociedade ideal, mas sim, se baseavam em uma análise histórica e filosófica, gerando assim, o nome científico.
Criado por Karl Marx e Friedrich Engels, sendo baseado em duas classes: os explorados e os explorados, pela luta de ambas as classes. Não tendo como objetivo a extinção do capitalismo, mas sim a compreensão de suas leis.




(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário