sexta-feira, 8 de julho de 2016

Capitalismo



Sendo um assunto que entra nos marcadores de história e geografia, porque enquanto é um acontecimento histórico também se designa a uma divisão global das populações.


Sua definição da-se por meio de um sistema socioeconômico em que a produção e o lucro são privados, ou seja, de um único dono.
O Capitalismo iniciou-se na Europa, entre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, surge por meio da burguesia (classe social com mais capital) que tinha como principal negócio o comércio, com o desejo de uma garantia de melhores lucros, as famílias burguesas se juntam.
Com o surgimento dos banqueiros e cambistas que são ligados pelo lucro ganho em uma economia em desenvolvimento que tinham  características claras do capitalismo como: o acúmulo de riquezas, o lucro, a expansão de negócios, entre outros.
A economia se transforma do modo de produção feudal (até então utilizado na época) para o modo de produção capitalista. Manteve-se como um sistema predominante por toda a Europa Ocidental, gerando revoluções como a Inglesa e a Francesa.

O Capitalismo se subdivide em três fases:

Primeira fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
Decorre no fato das expansões marítimas, ou seja, a busca de riquezas como: ouro, prata e especiarias em terras que não fossem pertencentes à Europa, uma vez que, a mesma não as possuía.

Segunda fase: Capitalismo Industrial
Surge por meio da Revolução Industrial que ocorre na Inglaterra e fortalece o sistema capitalista, pois, a máquina substitui o artesão, sendo assim, o burguês terá uma margem de lucro maior. Entretanto, para a maior parte da população (artesãos) só trouxe más condições de vida, uma vez que, a taxa de desemprego aumenta e os salários se tornam baixos.
Com o lucro sendo acumulado em capitais para os empresários e as maquinas a vapor se expandindo por toda a Europa, molda-se capitalismo.
Com a exploração de continentes vizinhos como a África e a Ásia, que tiveram suas riquezas extraídas, a população forçada a trabalhar em prol da Europa e apenas consumir produtos importados da mesma.

Terceira fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro
Sendo colocado em prática até os dias atuais, movimenta os setores bancário, de mercado e de corporações estrangeiras. Ocorre então à centralização dos capitais, fato este, devido ao grande número de empresas abertas, entretanto, a concorrência tornou empresas de maior porte em uma potência


(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)



Nenhum comentário:

Postar um comentário