sexta-feira, 17 de junho de 2016

MARATONA DE QUÍMICA - Química Orgânica parte 1 - Síntese de Ureia

Antes de começar vamos para as explicações, irei fazer uma maratona de química devido ao fato de que entreguei um dos meus trabalhos que, anteriormente já havia mencionado que iria postar, enfim, como foi muita coisa escrita irei separa-lo em partes e fazer uma maratona.
O trabalho é sobre química orgânica e ainda não decidi quais serão as divisões, bom, enfim, vamos começar.


A química orgânica teve seu início com a síntese de uréia em 1825 quando o médico alemão Friedrich Wohler tentava procurar o cianato de amônio NH4OCN(s) a partir do cianeto de prata AgCN(s) e do cloreto de amônio NH4Cl(s) sais inorgânicos.

Realizou o seguinte procedimento:

o cianeto de prata (AgCN(s)) era aquecido na presença de oxigênio (O2(g)) formando o cianato de prata AgOCN(s).

AgCN(s) + ½ O2 (g)    à   AgOCN(s)

o cianato de prata (AgCN(s)) era tratado com cloreto de amônio (NH4Cl(aq)) produzindo precipitado de cloreto de prata (AgCL(ppt) e cianeto de amônio (NH4OCN(aq).

AgOCN(aq) + NH4Cl(aq) à  AgCl(ppt) + NH4OCN(aq)

filtra-se e evapora-se a solução, sobrando cianato de amônio sólido, entretanto com o aquecimento se transforma em cristais brancos que Wohler reconheceu como uréia (substância retirada da urina).

NH4OCN(s)  à((delta em cima da flecha)) CO(NH2)2(s)

Descreveu-se como “um fato notável uma vez que representa um exemplo da produção artificial de uma substancia orgânica animal a parir de substâncias inorgânicas” indo contra a teoria do vitalismo que formulada por Jons Jacob Berzelius afirmava que compostos orgânicos só poderiam ser sintetizados por organismos vivos.

O cianato de amônio e a ureia apresentam os mesmos elementos na mesma quantidade (N2H4CO), entretanto suas propriedades físicas eram completamente diferentes, teve como explicação a quantidade igualitária do mesmo número e tipo de átomos, mas a disposição dos átomos não era igual.

Deu-se então o nome de isômeros a esses compostos (partes iguais) e tem como definição “isomeria é o fenômeno em que dois ou mais compostos possuem mesma fórmula molecular e diferente fórmula estrutural”.

Isso gerou no declínio da teoria do vitalismo e atualmente a química orgânica é conhecida como parte da química formada por elementos de carbono.

O carbono é um ametal que possui quatro ligações covalentes para se tornar estável, uma vez que compostos orgânicos sempre possuem muitas ligações covalentes, sendo caracterizado pelo compartilhamento de pares de elétrons.

A fórmula de representação mais utilizada é a estrutural, onde cada traço representa um par de elétrons compartilhado ou disponível. Tem-se conhecimento de mais de 19 milhões de compostos orgânicos, como por exemplo: gasolina, borrachas, tintas, remédios entre outros. Além do carbono, o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio são compostos orgânicos conhecidos.


Trabalho escolar extraído do livro de Martha Reis edição volume 3 de química do ensino médio (verde), resumo das páginas 13 e 14, para fazer download do livro clique aqui.


(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário