terça-feira, 17 de maio de 2016

Sujeito

Ooi galera, vamos começar uma nova matéria? Não entramos em português de uma forma geral até agora kkk, bom como dizem "tudo tem a sua hora" eis que estamos aqui! Seja bem vindo português e todos os amantes da nossa língua.
Vamos começar pelo básico do básico: o sujeito


O sujeito é encontrado normalmente antes do verbo, para se determinar o que é o sujeito deve se perguntar "QUEM?" ou "O QUE?" está fazendo a ação do verbo.

Existem vários tipos de sujeito e é importante saber distingui-los nas frases.

Sujeito Simples: o mais comum de todos, possuí um núcleo só e está presente no sintagma nominal (parte da oração onde se encontram o substantivo, os adjetivos e os artigos), SEMPRE aparece explícito no texto, ou seja, está sempre evidente/aparecendo

exemplo:
Eu andei no parque hoje

O termo "eu" é classificado como um sujeito simples, pois possuí um único núcleo antes do verbo, o qual faz a ação de andar no parque.

Para identificar:
1º passo - faça a pergunta "Quem?" ou "O que?" andou no parque hoje
2º passo - identifique a resposta, no caso do exemplo citado quem executa a ação é o substantivo "Eu"
3º passo - análise se o sujeito "eu" possuí um ou mais núcleos, caso possua um , será sujeito simples.

Sujeito Composto: possuí dois núcleos, ou seja é composto por dois nomes diferentes, assim como o sujeito simples, o composto está explícito na oração.

exemplo:
Maria e Carolina foram ao shopping

O termo "Maria e Carolina" é classificado como sujeito composto, pois possuí dois núcleos, sendo o 1° Maria e o 2° Carolina que se encontra antes do verbo "foram", que fazem a ação que ir ao shopping.

Para identificar:
1° passo - faça a pergunta "Quem" ao verbo, ou seja, "Quem foi ao shopping?"
2º passo - identifique a resposta, no caso do exemplo citado a resposta é "Maria e Carolina", portanto o "e" NÃO entra no núcleo, ou seja, o núcleo é apenas "Maria" e "Carolina".
3° passo - análise se o sujeito "Maria" e "Carolina" possuí dois ou mais núcleos, caso possua dois ou mais o sujeito será composto como o do exemplo citado.

Sujeito Elíptico ou desinencial (oculto): sendo sincera, sempre entendi esse sujeito por sujeito oculto, por isso coloquei entre parênteses, é melhor para entender, enfim o sujeito oculto é aquele que não aparece na oração, mas quando se faz a pergunta ao verbo o sujeito que não está na frase, automaticamente será "exposto"

Andei sem destino

Nota-se que de cara não é possível encontrar um sujeito na oração.

Para identificar:
1º passo -  faça a pergunta "Quem" ao verbo, ou seja, "Quem andou sem destino?"
2° passo - obrigatoriamente o verbo já indica de quem se fala, ou seja o verbo "Andar" está conjugado na primeira pessoa do singular, de tal forma que obriga a se usar o substantivo "Eu"
3º passo -  como o verbo "dedura"/"entrega" o sujeito da oração se torna um sujeito oculto, mas cuidado, é apenas sujeito oculto quando O SUJEITO NÃO ESTÁ NA FRASE.

Sujeito Indeterminado: como sujeito indeterminado também não está presente na oração, devido ao fato de que não é possível encontra-lo, o que eu quero dizer, não há perguntas para se identificar esse sujeito.

Fala muito bem de você

Nota-se que não aparece o sujeito na oração, entretanto é possível perceber também que não existe um sujeito em si.

Para se identificar é diferente dos outros, não devemos fazer as perguntas habituais, por que observem "Quem fala muito bem de você?" a resposta é alguém, ou seja, não se pode especificar o sujeito uma vez que nenhum pronome pode ser usado para defini-lo.



Sujeito Inexistente: também não há um sujeito na oração, como o próprio nome menciona, uma vez que possuí verbos que não possuem papel de ação, ou seja, verbos que não significam um movimento (correr, falar, gritar são verbos de ação).

Para esse sujeito os verbos são classificados, podendo ser designados de , natureza, o verbo existir no sentido de haver e indicação de clima ou tempo.

Por exemplo:

Natureza: 
Garoou hoje de tarde 

O verbo garoar nesse caso indica uma ação do tempo, ou seja, se torna automaticamente um sujeito inexistente.

Existir no Sentido de Haver: 

Houve uma grande tragédia em Mariana 

 O verbo haver nesse caso indica uma ação de algo que existiu, ou seja, se torna automaticamente um sujeito inexistente.

Indicação de Clima ou tempo:

                    Faz um ano que estamos juntos

O verbo fazer nesse caso indica uma ação de tempo,  ou seja, se torna automaticamente um sujeito inexistente.


(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)


























Nenhum comentário:

Postar um comentário