quarta-feira, 25 de maio de 2016

Crise de 1929



Início
Mediante a Primeira Guerra mundial, os Estados Unidos se torna o país com mais poder capital no mundo (mais dinheiro),possuindo então um grande número de exportações para parte da Europa, uma vez que, suas indústrias estavam em pleno desenvolvimento.

Com a vitória na guerra, o quadro em que se apresentava não teve grande alteração, muito pelo contrário, com o avanço, os estadunidenses investiam cada vez mais, com os impostos baixos e o aumento na produção agrícola que crescia demograficamente. Entretanto no final da década de 1920 a Europa começa a se reestruturar, o que significa que a sua dependência pelos Estados Unidos já não era mais tão grande, gerando um aumento nos estoques dos produtos estadunidenses, pois os mesmos já não eram vendidos em grande escala como antes, ou seja, produtos em maiores quantidades que ofertas levam á uma queda de produção consequentemente o desemprego e a uma baixa na bolsa de ações de Nova York, onde seus proprietários eram investidores.

A crise
Com as taxa de desemprego caindo e a superprodução os investidores se adiantaram e foram à procura de negócios para a compra de ações que já haviam sido compradas, uma vez que, as mesmas estavam se desvalorizando e muito mediante há dias, uma grande parcela da população rica se torna pobre em questão de horas, o que gera uma série de suicídios.
Portanto, a crise ficou popularmente conhecida como a “A Grande Depressão”, devido ao fato de que os Estados Unidos eram à base do capitalismo mundial, ou seja, sendo a maior potência existente na época mantinha um significativo número de relações comerciais com muitos outros países, o que implicou em uma abrangência na crise em todos os continentes.

A solução
Em 1933 Roosevelt eleito presidente dos Estados Unidos elaborou um plano chamado New Deal que por sua vez delatava que o controle de empresas, indústrias e o capital seriam do governo norte- americano. Com isso a inflação foi instabilizada e não ocorreu a formação de novos estoques.

Além do New Deal, foram criadas obras públicas que diminuíram consideravelmente o número de desempregos causados pela enorme crise, até então meados de 1940 os Estados Unidos já haviam se reestruturado integralmente.


(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário