sábado, 23 de abril de 2016

Iluminismo

O Iluminismo: surge no século XVIII na Inglaterra, Holanda e França com uma revolução que tem como característica o pensamento filosófico e o modo de vida do europeu. Promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, tendo o apoio da burguesia uma vez que os interesses eram os mesmos, com tais mudanças ocorrendo gera nas metrópoles européias e nas colônias da América grande intervenção.

Trouxe muitos avanços junto com a Revolução Industrial, como por exemplo: a mudança política feita pela Revolução Francesa.

O movimento iluminista teve como principais características:

  • ·      O mercantilismo
  • ·         A valorização da razão (método para se alcançar o conhecimento)
  • ·         Crítica ao absolutismo
  • ·         A liberdade econômica (estado não intervêm na economia)

Iluminismo e Ciência: com os ideais iluministas se espalhando, surge uma “onda” de invenções e descobertas como, por exemplo: o descobrimento da pressão atmosférica, a principal visão que tinham era a do real em busca de uma nova razão a procura do saber.
Entre os grandes inventores, destacam-se:

  • ·         Isaac Newton (inglês, estudou o movimento dos corpos, criação do telescópio)
  • ·         John Locke (inglês, escreveu o segundo tratado sobre o governo civil, teoria do governo limitado)
  • ·         Jean Jacques Rousseau (francês, criticou a burguesia e a propriedade privada)

No século XVIII foi mesclado o absolutismo com o iluminismo e deu-se o nome de despotismo esclarecido, que tinha como base o poder absoluto não vindo de Deus, mas sim das necessidades sociais.


(texto com direitos autorais feito por Giovanna Zamparo, não copie é PLÁGIO, este resumo serve para esclarecer dúvidas sobre o tema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário